QUAL A DIFERENÇA ENTRE AUTOCLAVE GRAVITACIONAL E AUTOCLAVE PRÉ-VÁCUO.

 

A Woson apresenta suas duas linhas de autoclaves: gravitacionais e pré-vácuo. Ambas são fabricadas conforme a Norma EN 13060:14, mas entregam resultados muito diferentes para o profissional. 

 

As autoclaves Classe N Gravitacional

São as tradicionais no mercado brasileiro que utilizam água dentro da câmara e aquecem com resistência imersa para gerar vapor saturado. Conforme a Norma EN13060:2014, sua esterilização apresenta resultados adequados apenas com material sólido desembalado. 

Para melhorar o processo de esterilização das gravitacionais, as autoclaves da Woson têm, no início do ciclo, as fases de desaeração através de 3 pressurizações e 2 despressurizações – que retira cerca de 90% de bolhas de ar de dentro da câmara de inox – depois do que atinge o patamar de esterilização, com temperatura estabilizada por sensor PT1000, sincronizada com a pressão controlada por sensor eletrônico. Segue-se a secagem com porta fechada, para garantir a esterilidade de material sólido quando estiver embalado.

O modelo Tanda Color, da Woson, tem o grande diferencial de secar total e automaticamente com porta fechada, além de possuir adicionalmente o ciclo secagem manual.

A Tanda Color representa uma grande evolução, que resulta em revolução entre as gravitacionais. É um produto diferenciado na categoria. 

As autoclaves Classe B Pré-Vácuo

As autoclaves Pré-Vácuo são completas! Completas e universais! Conforme a Norma EN13060:2014, esterilizam todo tipo de carga autoclavável, indo além dos sólidos embalados. Esteriliza têxteis, algodão, acanulados, ocos, porosos, dutos, engrenagens e rolamentos dos instrumentos rotativos (peças de mão).

Realizam 3 ciclos de vácuo, para retirada de 99% das bolhas de ar de dentro das cargas envelopadas e acondicionadas dentro da câmara de inox, antes de submetidas à fase de esterilização, criando condições ideais de autoclavagem de quaisquer materiais.  Injetam vapor no interior da câmara de inox com pressão negativa e potencializa a esterilização. Secam os pacotes totalmente através de potente bomba de vácuo e estabilizam a pressão por meio de quebra-vácuo via filtro hidrófobo de 22µm, importante dispositivo para assegurar a esterilidade do material autoclavado.

As autoclaves pré-vácuo Woson estão habilitadas também para testes Bowie & Dick, Helix e de vazamento de pressão ou vácuo. Possuem todos os programas, inclusive Príon, indispensáveis em CME’s – Centros de Materiais e Esterilização – médico-hospitalares e de clínicas odontológicas.

Por isso as autoclaves pré-vácuo são altamente recomendadas para esterilização de cargas de grande desafio, comuns em especialidades críticas médicas e odontológicas. Registram em pendrive todas as fases do ciclo para posterior impressão quando necessária.

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre autoclaves odontológicas gravitacionais e pré-vácuo? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários

Mais informações no link: https://www.wosonlatam.com.br/autoclave-odontologica

Leia nossos Blogs

PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DE PEÇAS DE MÃO ODONTOLÓGICAS.

LUBRIFICAR PEÇAS DE MÃO PELO TRADICIONAL FRASCO DE ÓLEO EM SPRAY E PELO REVOLUCIONÁRIO SISTEMA LUB 909. Como a lubrificação está intrinsecamente conectada à biossegurança e à esterilização? Há um entendimento de que canetas de alta rotação, peças retas, peças cirúrgicas, contra ângulos comuns, de implantes e rotatórios, quando esterilizados

LUBRIFICAR E ESTERILIZAR. NÃO PODE SER DIFERENTE

A lubrificação e o controle de infecção são procedimentos distintos, mas caminham juntos e se complementam, porque a primeira cuida da saúde dos instrumentos e a segunda da saúde do paciente e do profissional. Não dá para ser diferente. Prezados leitores, no artigo anterior, lembramos que o kit acadêmico tem